20/01/2010

O povo manda

Falamos de nicho: imprensa e jogadores hardcore (aceito sugestões de termo menos adolescente que este) há muito fuzilam produtoras devido ao não-lançamento de IPs originais. Cada um da sua maneira: imprensa, atribuindo notas numéricas inferiores pois "tal jogo não mudou em tal coisa", e os players núcleoduro, ora com comentários rasos entre "n00bs" e "is teh sux!!!1", ora com blogs pseudointelectuais e donos da razão.

Eis que hoje vemos duas notícias tão ou mais interessantes quanto terremotos em países subdesenvolvidos. Via Industry Gamers, o analista Jesse Divnich divulgou os seguintes números: de 2007 até 2009, 106% de novos IPs foram introduzidos ao mercado. Ou seja: peguem suas línguas de sogra, balões, estourem sua melhor Veuve Clicquot e regozigem-se, pois seus anseios foram atendidos.

Falamos de massa: o povão não quer nem saber e vai continuar escutando axé. Neste mesmo dia, números da NPD Group divulgados via Gamespot mostram os dez jogos mais vendidos da década no mercado norte-americano. Sim, seu nitpicker infernal, Wii Play e Wii Fit são novas franquias, mas daí até considerá-los como produtos originais da indústria ou meros softwares de demonstação de novos acessórios é outra discussão.

É claro que outros méritos são considerados, como a própria qualidade de cada jogo, marketing, ou se o seu jogo de guerra moderna ganha o involuntário apoio de alguma celebridade, mas tais fatos dão a impressão de que o mercado deve demorar um pouco para compreender o desenvolvimento da indústria em termos de novos IPs e design criativo.

Você, grandessíssemo hardcore: para cada hora de Guitar Hero, quantos minutos de Dead Space você jogou?

Nenhum comentário: